A VOZ HUMANA TEM UMA FAIXA DE FREQUÊNCIAS TIPICAMENTE SITUADA ENTRE 300 HZ E 3400 HZ. OS SISTEMAS TELEFÔNICOS FORAM PROJETADOS DENTRO DESTA MESMA BANDA DE FREQUÊNCIA.
OS SISTEMAS TELEFÔNICOS SÃO BIDIRECIONAIS, OU SEJAM POSSUEM DOIS SENTIDOS DE TRAFÉGO DE SINAIS POR UMA MESMA LINHA. COMO SE FOSSE UMA ESTRADA DE 2 MÃOS ONDE OS CARROS VÃO E VEM.
ONDE OS TRANDUTORES DE EMISSÃO SÃO OS MICROFONES(BAIXA IMPEDÂNCIA, DE CARVÃO OU CARBONO. O CARVÃO É COLOCADO DENTRO DO DIAFRAGMA DO MICROFONE SOBRE UM COMPRESSÃO, QUANTO MENOR FOR A RESISTÊNCIA DO MICROFONE, SABE-SE QUE O CARVÃO DO DIAFRAGMA ENCONTRA-SE SOBRE ALTA COMPRESSÃO. QUANTO FALAMOS JUNTO AO MICROFONE O AR COMPRIME AINDA MAIS O DIAFRAGMA DO MICROFONE FAZENDO COM QUE O CARVÃO TAMBÉM SE COMPRIMA AINDA MAIS E ABAIXE SUA RESISTÊNCIA QUE É INTERPRETADA PELO CIRCUITO.
TRANSDUTORES DE RECEPÇÃO SÃO OS FONES. FUNCIONAM AO CONTRÁRIO DOS MICROFONES , COM O SINAL ELÉTRICO RECEBIDO NO CARVÃO COMPRIME O DIAFRAGMA DO FONE.
BASICAMENTE O MICROFONE CAPTA ENERGIA MECANICA E CONVERTE EM SINAL ELÉTRICO, E O FONE AO INVERSO.
ANTIGAMENTE RETIRA-SE O TELEFONE DO GANCHO E A TELEFONISTA PERGUNTAVA QUAL O NUMERO QUE QUER CONECTAR, ATUALMENTE OS TELEFONES POSSUEM TECLADOS QUE GERAM PULSOS(TONS) QUE INFORMAM A EQUIPAMENTOS INTELIGENTES (CENTRAIS) ONDE REDIRECIONA-LO, POSSUEM MICROPROCESSADORES QUE GRAVAM, E POSSUEM VÁRIOS OUTRAS FUNÇÕES.
OS CABOS USADOS REDUZEM PERDAS OU RUÍDOS (RESISTÊNCIA MÉDIA POR PAR METÁLICO = 385 OHM / KM .) A PERDA É MAIOR QUANTO MAIOR FOR A FREQUÊNCIA.
TIPOS DE RUÍDO PRESENTE NUMA LINHA TELEFÔNICA;
RUÍDO DE RESISTENCIA OU RUIDO TERMICO = TODO O MATERIAL A UMA TEMPERATURA ACIMA DO ZERO ABSOLUTO GERA RUÍDOS PELA AGITAÇÃO DE SEUS ÁTOMOS. ESSE RUÍDO ALEATÓRIO É TAMBÉM DENOMINADO RUÍDO DE JOHNSON QUE SE ESPALHA POR UMA AMPLA FAIXA DE FREQUÊNCIAS.
RUÍDO DE FLUTUAÇÃO = ESSE RUÍDO PODE SER NATURA, GERADO POR FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS COMO POR EXEMPLO, TEMPESTADES ELÉTRICAS DEVIDAS A AUMENTO DE ATIVIDADE SOLAR, OU ARTIFICIAIS ( INDUSTRIAIS) GERADAS PELO PROPRIO HOMEM ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS DE USO COMUM. SISTEMAS DE IGNIÇÃO DE AUTOMÓVEIS, EQUIPAMENTOS DE USO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL, ETC.
OS CONDUTORES QUE FORMAM OS SISTEMAS TELEFÔNICOS ATUAM COMO ANTENAS, CAPTANDO ESSES RUÍDOS QUE SE PROPAGAM PELO ESPAÇO NA FORMA DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
RUÍDO GALATÍCO = ESTE TIPO DE RUÍDO TAMBÉM APARECE NOS RÁDIO-ENLANCES, TENDO COMO ORIGEM OS RAIOS CÓSMICOS PRODUZIDOS POR FENÔMENOS QUE OCORREM NO UNIVERSO.
RUÍDO BRANCO = ESSE RUÍDO PREDOMINA PRINCIPALMENTE NAS FREQEUNCIAS MENORES QUE 1 KHZ E DIMINUI SUA INTENSIDADE A MEDIDA QUE A FREQUENCIA AUMENTA. ESSE RUÍDO TAMBÉM É CONHECIDO COM RUÍDO DE EXCESSO OU RUÍDO 1/F. ELE É O RESULTADO DA SOMA DE TODOS OS RUÍDOS PRESENTES NO SITEMA DE FORM ALETÓRIA, EXCETO OS RUÍDOS IMPULSIVOS (FORMADOS POR PULSO) QUE SÃO RESULTANTES DOS SISTEMAS DE IGNIÇÃO.
RUÍDO ESTÁTICO = ESSE RUÍDO AFETA OS RÁDIOS ENLACES, SENDO PRODUZIDO PELAS TEMPESTADES OU ALTERAÇÕES QUE OCORREM NA IONOSFERA, PRINCIPALMENTE DEVIDO A AIVIDADE SOLAR. ESTE RUÍDO TEM UM CICLO DE ALTOS E BAIXOS DE 27,3 DIAS, QUE CORRESPONDE JUSTAMENTE AO PERÍODO DE ROTAÇÃOO DO SOL. E SUAS INTENSIDADES MÁXIMAS SÃO DETEMINADAS PELAS MANCHAS SOLARES.
RELAÇÃO SINAL RUÍDO
PARA QUE UM SINAL SEJA TRANSMITIDO É NECESSÁRIO QUE A POTÊNCIA DO SINAL SEJA MAIOR QUE A POTÊNCIA DO RUÍDO.
TEM-SE ENTÃO A FÓRMULA QUE EXPRESSA EM dB ESSA QUESTÃO;
N = 10 . log ( PSinal / PRuído )
ONDE N É A RELAÇÃO SINAL RUÍDO EM db.
PARA COMPENSAR AS PERDA USAM-SE AMPLIFICADORES AO LONGO DE TODA A LINHA.
REDES PÚBLICAS
ATRAVÉS DE CENTRAIS ESTABELECEM COMUNIÇÃO COM OUTROS LOCAIS, INTERLIGANDO UMA CENTRAL COM OUTRA. AS INTERLIGAÇÕES ENTRE UMA CENTRAL E OUTRA É CHAMADA DE ENLACES.
CENTRAL TELEFÔNICA
A FINALIDADE DE UMA CENTRAL TELEFÔNICA É COMUTAR UM APARELHO A OUTRO. PARA ISSO NECESSITA-SE DE UM DISPOSITIVO COMUTATOR, SEJA ELE UMA TELEFONISTA QUE O FARÁ APERTANDO BOTÕES COM ANTIGAMENTE, OU UMA CENTRAL CROSSBAR, NO QUAL A COMUTAÇÃO É FEITA POR RELÊS, LENTA E LIMITADO. OU COMO ATUALMENTE COM CHAVES ANALÓGICAS CROSSPOINT, SEMICONDUTORES DE COMUTAÇÃO EM FOMA DE CI´S COMANDADOS POR MICROPROCESSADORES, QUE GERAM SINAIS INFORMANDO QUAL SAÍDA ABRIR OU FECHAR DE FORMA RÁPIDA.
MATRIZ ANALÓGICA - COMUTAÇÃO ESPACIAL
COMUTAÇÃO ESPACIAL É O NOME DADO AO TIPO DE COMUTAÇÃO POR COORDENADA X E Y.
COMO EXEMPLO TEMOS O CMOS MT8812 DA ZARLINK SEMICONDUCTOR QUE PODE CONECTAR UM APARELHO A QUALQUER OUTRO APARELHO EXTERNO OU DENTRO DE SEU RAMAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.